Por Aldo Ribeiro

Seja no caso de uma empresa que está iniciando ou de uma já estabelecida no mercado, mas sem cultura de investimento em comunicação, começar um trabalho de divulgação demanda uma avaliação do cenário. É preciso que se tenha bem claro quais são os objetivos com este investimento: tornar o negócio (mais) conhecido? Aumentar vendas? Ampliar mercados? Estes são alguns dos inúmeros alvos que podem estar no horizonte do empresário que decide investir em comunicação.

Lembre-se, você pode não entender nada de marketing e comunicação, mas deve entender muito bem de seu negócio. Saber quais são as suas fraquezas e os seus pontos fortes, assim como as suas demandas para o crescimento. Com isso em mente, defina as suas metas. Ter um cenário claro é muito importante para passar o briefing para o seu fornecedor de comunicação, que deverá elaborar a estratégia adequada para o seu plano.

Para quem realmente não tem a menor ideia de como e por onde começar o investimento em comunicação, um bom plano é procurar um consultor de marketing. Um profissional autônomo que vai fazer uma avaliação do negócio e indicar o melhor caminho para a conquista dos objetivos do empreendedor. Com isso, deverá indicar fornecedores para a execução do plano de divulgação. Funciona, mais ou menos, como um arquiteto que desenha o interior de uma casa e indica onde os móveis serão comprados, quem vai instalar as cortinas, etc.

Mas como escolher um consultor de marketing? O ideal é ter alguma referência prévia. Logo, um bom caminho para conseguir a indicação de um profissional de confiança são os departamentos de marketing de universidades. Outra opção, ideal para quem não quer investir muito nesta etapa inicial, é o Sebrae, que oferece consultorias em várias áreas, entre elas o marketing, por preços bem acessíveis.

Não consigo investir em um consultor de marketing agora. O que eu faço?

Para quem quer pular a etapa – e o custo – do consultor de marketing, o caminho é contratar diretamente uma agência de comunicação. Hoje, existem diversas categorias de agências: de comunicação, digital, de publicidade, de conteúdo, entre outras. Se você está dando os seus primeiros passos, o melhor é trabalhar com uma agência de comunicação. Entre os serviços oferecidos por estas agências estão assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de conteúdo digital e estratégia de Ads (anúncios). Retomando a comparação da contratação do arquiteto, esta opção seria como partir direto para uma compra em uma loja de móveis planejados. Eles vendem os móveis e, de quebra, incluem o projeto.

Em uma agência de comunicação, o cliente vai encontrar um cardápio de serviços que podem atender as suas demandas. Ao procurar este tipo de agência, o contratante pode buscar um ou mais serviços específicos ou solicitar uma avaliação das necessidades de seu negócio. Neste caso, os profissionais farão um diagnóstico e apresentarão uma proposta de trabalho para o atendimento, que pode ser pontual ou para uma demanda mais longa. Em contratos de vários meses a contratação é feita por meio de fee mensal.

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