Influenciadores digitais. Com certeza você já ouviu falar nesse termo. São pessoas comuns, que utilizam as redes sociais para expressarem análises e influenciarem a opinião de outros indivíduos. Por meio de publicações em texto, foto ou vídeo on-line, possuem um público fiel e massivo que os acompanha.
Os influenciadores digitais são divididos em três categorias
- Famosos: são pessoas reconhecidas por seu trabalho no mundo off-line, mas que utilizam o mundo digital para conquistar ainda mais notoriedade;
- Personalidades: são pessoas comuns, porém influentes, que ganharam notoriedade com a expansão do cenário digital. Elas possuem um elevado número de seguidores e falam sobre assuntos diversos;
- Microinfluenciadores: são influenciadores de nicho, ou seja, possuem até 30 mil seguidores e muito engajamento com os fãs e seguidores. Abordam assuntos específicos como moda, beleza, saúde, gastronomia e maternidade, por exemplo.
Entenda que, na maioria das vezes, qualidade é melhor do que quantidade. Vale a pena ter menos seguidores, mas que compactuam com a ideia do influenciador, do que milhões de seguidores fantasmas. Alguns possuem meros números, mas que não se transformam em curtidas, comentários e visualizações. Além disso, as redes sociais trabalham com algoritmos. Ou seja, os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário aparecem em destaque no feed. Isso permite que cada um encontre o que mais deseja em primeiro lugar. E a regra também vale para os stories!
Qual o papel de uma agência de comunicação?
Com as novas formas de se comunicar, as agências que atuam em assessoria de imprensa precisaram reestruturar suas estratégias. Usufruir da parceria entre assessoria de imprensa e influenciadores digitais é a maneira mais eficaz de potencializar o trabalho de divulgação. Afinal, um influenciador consegue adicionar valor à marca ao divulgar uma campanha ou um produto, falando diretamente com o público-alvo.
Para essa união funcionar é necessário que a agência mapeie quais influenciadores servem para cada marca, crie contato e mantenha bom relacionamento. É essencial que o influenciador tenha um bom engajamento e números expressivos. Avaliar apenas o número de seguidores não é indicado, uma vez que existem perfis que compram seguidores nas redes sociais.
Gostou do assunto? Deseja atribuir valor à sua marca por meio da parceria com influenciadores digitais? Entre em contato com a Literal Link e veja o que podemos fazer por você!