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Prova de conceito é a aposta de empresas para projetos inovadores

16 de agosto de 2017

Metodologia amplia assertividade de novos negócios com mais rapidez e menos custos

Viabilizar a inovação no dia a dia da empresa, sem gastar muito, com agilidade e aumento das chances de sucesso. Esta é a nova estratégia que muitas empresas estão utilizando para oportunizar um novo negócio por meio do Proof of Concept Design (PoC Design). Trata-se de um laboratório experimental, com a utilização desta prova de conceito, para testar projetos e avaliar não apenas a sua viabilidade técnica, mas principalmente se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado.

A utilização do PoC Design é uma nova tendência que tem conquistado muitas empresas. Mas a metodologia não é novidade, a IBM já a utilizava na década de 80. A corporação queria uma solução para substituir as máquinas de escrever por computadores, com a ideia as pessoas falarem e o computador fazer o registro. Mas antes de desenvolver o projeto, reuniram potenciais clientes do software para simular a rotina com o novo programa. Com o feedback, a IBM entendeu que não valeria o alto investimento naquela época – ainda que a tecnologia fosse viável, aspectos comportamentais da época impediam sua adoção. Hoje, é comum a tecnologia Closed Caption nas TVs, e os Speech to Text , que converte a fala em texto, como GPS, Whatsapp, Gmail, Siri e o próprio Watson, da IBM.

Com a Apple não é diferente. Para chegar a um produto inovador como o IPhone foram realizadas muitas tentativas de produtos e serviços até chegar ao resultado final. Em 2004, a empresa chegou até a lançar um celular em parceria com a Motorola, o ROKR E1. Conhecido como o “pai do iPhone”, o modelo tinha um player com suporte às músicas do iTunes, em uma época em que ainda era comum a compra de músicas. A experiência foi um fracasso, mas a Apple adquiriu conhecimento sobre produção de celulares com a Motorola, que influenciou na criação do IPhone, lançado anos depois.

Grandes organizações têm orçamentos e equipes dedicadas à inovação, mas para a maioria das empresas a realidade é outra. Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs, empresa que trabalha com esta metodologia de modelar negócios, produtos e serviços inovadores, esclarece que muitas ideias acabam sendo descartadas até que se chegue a um grande produto.

“O produto ou serviço inovadores não surgem nas empresas com processos tradicionais. A inovação não é um momento de genialidade, mas um resultado de uma postura de negócios e de processos que tornam a empresa ´fértil` para inovação. É preciso criar rotinas e procedimentos que colocam a inovação no dia a dia da empresa. A experimentação, rápida e com custo relativamente baixo, pode virar uma rotina de negócios para empresas de todos os portes”, comenta.

As empresas que optam por trabalhar com PoC design estão descobrindo uma nova maneira de inovar para conquistar mais clientes e obter melhores resultados, com custo reduzido. “Com esta metodologia é possível dedicar 10% do orçamento para uma prova de conceito e, depois, ter muito mais chance de investir corretamente os outros 90%. É muito mais assertivo para se criar um novo produto ou serviço que tenha tração junto aos consumidores”, explica Paulo.

O processo de aplicação do PoC para um negócio leva, em média, entre 21 e 45 dias, dependendo da complexidade e desenvolve-se pelas etapas de imersão, ideação, priorização, prototipação e teste. O projeto Ei, Doutor! passou por este processo pela Action Labs. Paulo destaca que o desenvolvimento inicial previa uma complexa plataforma de gestão de dados, com a análise preditiva de condições de saúde dos usuários, ao custo de cerca de R$ 600 mil.

Paulo Renato Oliveira analisa que o PoC indicou que a plataforma seria “inútil” sem dados, pois as empresas e operadoras de saúde não tinham estas informações. Portanto, o projeto deveria começar falando com o usuário final, para que ele alimentasse estas informações, que seriam então compartilhadas com as operadoras de saúde.

“Antes de desenvolver a plataforma, criamos uma metodologia de captação das informações, que custou menos de 10% do valor. Isto se mostrou um produto tão essencial para o mercado que, no momento de investir na plataforma completa, nós já tínhamos receita para viabilizar o próprio desenvolvimento, com mais de 15 mil usuários na plataforma”, avalia o empresário.

Clêner Almeida, diretor executivo da Via Saúde, empresa fundadora do projeto Ei, Doutor!, explica que a plataforma foi criada com a Action Labs para tornar o negócio assertivo. “É um trabalho conjunto, finalizamos a primeira fase, mas estamos em constante atualização. Identificamos o melhor modelo, de acordo com a necessidade de absorção do mercado, e desenvolvemos a plataforma. Colocamos o projeto no ar graças a este tipo de ação. Sem isso, talvez teríamos seguido caminhos errados e mais longos”, detalha Clêner Almeida.

Sheila Rigler apresenta seu case de sucesso na Universidade Tuiuti

8 de agosto de 2017

A empresária e coaching de relacionamentos Sheila Rigler ministrará uma palestra nesta terça-feira (8) para alunos do curso de Administração da Universidade Tuiuti do Paraná. A proprietária da agência de casamentos Par Ideal abordará o tema empreendedorismo e como mantém o sucesso de seu negócio há 22 anos.

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Novos canais de comunicação otimizam recuperação na carteira de cobrança da Casas Bahia e Pontofrio

4 de agosto de 2017

Utilização de SMS, mensagens de voz e WhatsApp no contato com clientes em débito trazem incremento de 30% em 10 meses

A Via Varejo, responsável pelas marcas Casas Bahia e Pontofrio, vem garantindo junto aos clientes das duas bandeiras novas interações que dão aos consumidores mais autonomia para renegociação de débitos. Por meio da utilização de novos canais de comunicação, as duas redes juntas obtiveram um incremento médio mensal de 3 p.p (total de 30%) na recuperação da carteira de cobrança.

Implementado desde o 4º trimestre de 2016, o projeto aplicado pela Via Varejo, consiste no contato com os clientes por meio de canais de comunicação como SMS, mensagens de voz e WhatsApp. Após esse contato inicial, as negociações e tratativas para resolução das pendências são realizadas em ambiente de comunicação seguro e confidencial, garantindo a proteção dos dados e agilidade nos retornos. Esta abordagem juntos aos consumidores é pioneira no varejo brasileiro.

“Com estes outros canais estamos conseguindo ter um contato assertivo com os diferentes perfis de clientes que temos, deixando-os no centro das decisões. Além de novos formatos, continuamos flexibilizando as condições de negociação e formas de pagamento”, avalia Felipe Negrão, diretor executivo de Serviços Financeiros e Relações com Investidores da Via Varejo.

Esta é a primeira etapa do projeto que ainda deve ser expandido para outras plataformas de contatos com o cliente, obedecendo a diretriz multicanal da Via Varejo e suas bandeiras. “No momento da compra o nosso consumidor já conta com as lojas físicas e online de maneira integrada, vamos levar também essa experiência multicanal para quando ele precisar pagar seus débitos”, afirma Negrão.

Carnê Casas Bahia

Para regularizar sua situação, os clientes que estiverem em débito nos pagamentos do carnê da Casas Bahia contam com propostas individualizadas para cada consumidor, com descontos sobre o valor total da dívida que poderão chegar até a 90% para aqueles que fizerem pagamento à vista. O consumidor também terá opção de parcelar sua dívida em até 15 vezes sem juros.

Cartão Pontofrio

Já o Pontofrio, em parceria com o Itaucard, também oferece condições especiais para renegociação de dívidas dos clientes que estiverem em atraso no pagamento das faturas do cartão de crédito. As propostas de renegociação oferecem taxas de juros diferenciadas e descontos especiais quando comparadas com as taxas do rotativo do cartão.

Participa da ação clientes com atraso superior a 10 dias. A renegociação é ofertada para pagamento em até 36 parcelas fixas, que poderão ser cobradas na fatura do cartão ou pagas via boleto, conforme a faixa de atraso do cliente no momento da contratação. Com a renegociação, o nome do consumidor é retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis após a contabilização do pagamento da primeira parcela.

Ponto positivo para eles

3 de agosto de 2017

Mulheres enxergam como qualidade pais solteiros que se preocupam com educação e cuidam dos filhos

 

Pais solteiros prestativos atraem mulheres que buscam relacionamento sério. É o que conta Sheila Rigler, proprietária da agência de casamentos Par Ideal, primeira assessoria em relações humanas e agência matrimonial de Curitiba (PR). Inaugurada em 1995, a agência que já uniu 1985 casais, auxilia pessoas que desejam conhecer alguém especial para um compromisso duradouro.

“Hoje os pais estão mais participativos e presentes na educação dos filhos. E isso é um ponto positivo para aqueles que estão buscando uma companheira. As mulheres não gostam daquele homem que coloca no questionário inicial que nunca vê os filhos, que não quer mais saber deles. Isso preocupa as mulheres. Elas questionam se tem algo de errado no homem. Então a mulher aceita e acha bacana o homem que se preocupa com os filhos. Mulheres enxergam isso como qualidade”, explica Sheila.

Ela conta que as mulheres costumam aceitar mais os homens com filhos de relacionamentos anteriores do que o contrário. “Quando um casal se separa, os pais estão fazendo mais questão da guarda compartilhada. Muitos até querem ficar com os filhos, e as mulheres não acham ruim a ideia”, complementa Sheila.

O marido da advogada Adriana Portugal, 36 anos, tem um filho de 14 anos de um relacionamento anterior. Ela conta que aceitou bem a situação, mas teve dificuldades: “Era estranho no começo, pois eu não sabia como agir. Além disso, tive que me adaptar em dividir o tempo que tinha com ele e o filho”, conta Adriana.

“Já perguntei ao meu marido se fosse o contrário, como ele agiria. Respondeu que se ele ainda não fosse pai, provavelmente teria maior dificuldade com a situação, mas hoje, como já tem um filho, aceitaria”, destaca a advogada.

Extra e Paramount Pictures premiam clientes com viagem a Londres

13 de julho de 2017

 

Os hipermercados Extra e a Paramount Pictures criaram uma promoção especial para as férias de julho e para comemorar a chegada do filme “Transformers: O Último Cavaleiro”. A cada R$ 60 em compras de produtos da franquia, os clientes ganharão um número da sorte para concorrer a uma viagem com três acompanhantes para viver uma experiência inspirada no filme em Londres.

Serão três ganhadores. Para participar, é preciso cadastrar o número da sorte no site: www.extra.com.br/promocaotransformers do dia 14 a 27/08 e aguardar o resultado, que será revelado no dia 30/08. Adicionalmente, toda a seção de brinquedos poderá ser parcelada em até oito vezes sem juros nos cartões Extra ou em até quatro vezes nos demais cartões. A promoção é válida para todos os Hipermercados do País.

No longa-metragem, que chega aos cinemas a partir do dia 20/07, os humanos e os Transformers estão em guerra e Optimus Prime se foi. A chave para o nosso futuro está enterrada nos segredos do passado e a salvação da Terra recai sobre os ombros de uma aliança improvável: Cade Yeager (Mark Wahlberg), Bumblebee, um lorde inglês (Sir Anthony Hopkins) e uma professora da Universidade de Oxford (Laura Haddock). Eles terão que unir forças para encarar uma batalha onde somente um mundo sobreviverá: o dos Transformers ou o nosso.

 

Sites da Casas Bahia e do Pontofrio passam a oferecer seguro para produtos e assistências 24h

Serviços também estão disponíveis nas mais de 900 lojas físicas das duas marcas

Com o objetivo de dar cada vez mais prioridade à estratégia multicanal, a Casas Bahia e o Pontofrio contam agora com mais duas novidades disponíveis no e-commerce das marcas e que já são oferecidas nas mais de 900 lojas físicas das duas redes: o Fique Seguro e o Multiassistência. O primeiro seguro é designado a clientes que buscam proteção contra roubo, furto qualificado e quebra acidental de celular, tablet, notebook, smartwatch, câmera e filmadora digitais, GPS e bicicleta. Já o segundo serviço é composto por assistências emergenciais 24 horas para residência, automóvel, viagem, além de auxílio-funeral.

 Com vigência de 12 meses e cobertura nacional e internacional, o Fique Seguro é garantido pela Zurich e possui três opções de planos para contratação:  Quebra Acidental;  Roubo e Furto Qualificado;  e Roubo, Furto Qualificado e Quebra Acidental. Em caso de sinistros que estejam vinculados ao pacote escolhido, o cliente deve comunicar a seguradora para solicitar o conserto ou reposição do item por igual ou similar, o qual é expedido para a residência do segurado na última etapa da solução do processo requisitado.

Já o Multiassistência, conduzido em parceria com a Tempo Assist, é um conjunto de assistências 24 horas por dia e sete dias por semana. Para domicílios, o serviço disponibiliza chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, vigilância, entre outros. No caso de carros ou motos, é possível ser assistido em situações de autossocorro, reboque, pane seca, chaveiro, remoção médica inter-hospitalar e transporte alternativo. Em ocasiões de viagem, estão inclusos antecipação de regresso, transporte e hospedagem de familiar e remoção médica inter-hospitalar. E para auxílio-funeral, há ajuda com atendimento social, sepultamento ou cremação, translado e funeral.

O Fique Seguro é oferecido na página intermediária (entre as etapas do produto elegível ao benefício e o carrinho) e o Multiassistência, após a finalização da compra. Nas lojas físicas podem ser encontrados através de vendedores e analistas de crédito da Casas Bahia e do Pontofrio.

Pão de Açúcar realiza “Festival de Limpeza” trazendo variedade de produtos e preços diferenciados

12 de julho de 2017

O Pão de Açúcar realiza entre os dias 14 e 26 de julho o “Festival de Limpeza”, ação promocional diferenciada, que traz preços atrativos e o melhor portfólio de produtos para o cliente cuidar da casa, cozinha e roupas da família. O “Festival de Limpeza” oferece aos consumidores produtos líderes e premium com excelente custo-benefício.

A cada ano, a rede vem trabalhando fortemente na ampliação do portfólio de produtos da categoria e na negociação com fornecedores para conseguir preços mais competitivos e ações promocionais, como “Leve Mais, Pague Menos” e “Desconto na 2ª unidade”.

“No início do ano fizemos uma ativação forte da categoria limpeza, com revista especial, conteúdo, dicas e preços atrativos. Nesta segunda edição o foco da promoção estão nas marcas líderes e premium, que são uma solução completa de limpeza, com vantagens e praticidade procuradas pelo cliente Pão de Açúcar em suas compras diárias”, afirma Brunno Galasso, Gerente Comercial responsável pela categoria.

 Ofertas: Omo 2Kg (grátis 200gr), Omo 3Lts (grátis 500ml) e Comfort Concentrado 1Lt com 50% de desconto na 2ª unidade; Ariel 50 lavagens e Downy 1Lt LEVE 3 PAGUE 2, Lysoform 1Lt LEVE 3 PAGUE 2.

As promoções do “Festival de Limpeza” Pão de Açúcar, assim como as outras ações promocionais diárias nas lojas, são exclusivas para os clientes participantes do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, que permite ainda acumular pontos que se revertem em benefícios e descontos nas compras. Para participar, basta se inscrever pelo site http://www.paodeacucarmais.com.br ou pelo aplicativo.

Sucessão é ponto crítico em empresas familiares

O processo de sucessão costuma ser um ponto crítico em empresas familiares. Em muitos casos, o herdeiro não possui um preparo adequado para assumir o controle da organização. Em especial em situações inesperadas, como a morte do controlador da empresa. Repentinamente, o novo gestor se vê diante de diversos desafios, tanto estratégicos, quanto operacionais. E seu posicionamento nestes pontos é crítico para os rumos da companhia.

Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCooper (PwC), em 2016, mostra que apenas 19% das empresas familiares brasileiras têm um plano de sucessão. Por isso, Eduardo Valério, diretor-presidente da GoNext, especializada em gestão de negócios e implantação da governança corporativa em empresas familiares, chama a atenção para o fato de que, sem ter sido adequadamente preparado, o sucessor enfrenta muita dificuldade em fazer um processo de decisão consistente. “Em situações assim, é comum que as decisões não sejam compartilhadas com outros diretores, podendo ter resultados catastróficos”, alerta.

Justamente nestes casos é preciso ter uma diretoria forte e um Conselho de Administração que possa ajudar muito neste processo de transição da empresa. “O Conselho de Administração é o órgão chave nestes casos. É nele que o novo líder vai encontrar respaldo para os seus processos decisórios e também para as críticas, além de evitar que se tome decisões equivocadas na organização”, diz Valério.

Com experiência de acompanhamento de várias empresas nesta situação, Eduardo Valério explica que o ideal é designar um diretor que não é da família como diretor geral ou CEO por um prazo de transição. Ele será o mentor do sucessor ou dos sucessores deste processo, assim como também, pode ser o representante do Conselho de Administração durante a vigência do processo sucessório. Este cenário é comprovado pela pesquisa da PwC, que aponta que 69% das empresas familiares têm membros de fora da família no Conselho de Administração.

Existem também os casos em que a velha geração opta por deixar a empresa, mas a nova geração ainda não tem a devida preparação para assumir. São situações mais tranquilas do que a substituição inesperada por falecimento. Deve ser feita uma avaliação interna dos possíveis sucessores, buscando-se no mercado um profissional para gerir a transição.

Sobre a GoNext

A GoNext Family Business é uma empresa focada em gestão de negócios e governança corporativa da empresa familiar, atuando em todo o Brasil e nos Estados Unidos.

Com mais de 100 clientes atendidos, com mensuração de resultados efetivos em seu portfólio, a GoNext vem fortalecendo e direcionando corporações para as melhores práticas de governança, com apoio de uma equipe de consultores especialistas. Um trabalho totalmente customizado, que garante eficiência e resultados mensuráveis já na implantação.

Clientes Extra e Pão de Açúcar vão ter descontos personalizados e exclusivos pelo celular

29 de junho de 2017

Usando os aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais, os clientes terão a oportunidade de economizar muito em suas compras. Segundo a Kantar Worldpannel, 80% dos consumidores brasileiros afirmaram que compraram algum produto com desconto nos últimos três meses

 

Ofertas personalizadas e reunidas em um único local: o seu celular. Com esse objetivo, as redes Extra e Pão de Açúcar lançam nesta quinta-feira, 29 de junho, o Meu Desconto. A partir do histórico de compras de cada cliente do programa de fidelidade das redes (o Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais), os aplicativos das marcas oferecerão, no mínimo, 30 ofertas, totalmente personalizadas e exclusivas para cada cliente de acordo com os produtos mais comprados em cada rede. Se o usuário ainda não tem histórico, não tem problema: o aplicativo irá alocar produtos com alta relevância, baseadas no histórico de pessoas com o mesmo comportamento de compra.

O desconto mínimo das ofertas é de 15% e não há definição para o máximo. “Como as ofertas são ilimitadas e cadastradas pelos próprios fornecedores, os descontos são ainda mais expressivos do que os já oferecidos nas lojas”, explica Renato Camargo, Gerente de CRM e Fidelidade do Grupo GPA, maior grupo varejista do país e controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar.

As ofertas são alteradas a cada duas semanas e o cliente deve ativar as que gostaria de usar – a validação é automática e acontece imediatamente. Assim que ele passar no caixa de qualquer loja Extra ou Pão de Açúcar, basta pegar os produtos escolhidos, identificar-se no caixa com seu CPF e pronto: desconto aplicado. “A expectativa é que os consumidores consigam economizar muito no valor total da compra, caso comprem todos os produtos disponíveis no sistema”, ressalta Camargo. Outra vantagem do Meu Desconto é que ele elimina a necessidade de guardar folhetos de ofertas ou cupons de descontos, concentrando todas as opções de descontos diretamente no celular. Tudo é 100% digital.

O projeto vem ao encontro com os indicadores de comportamento de consumo revelados em pesquisa recente da Kantar Worldpannel, que mostrou que 80% dos brasileiros afirmam terem comprado produtos com descontos nos últimos meses. O que chama a atenção, no entanto, é a constatação de que muitos não se dão conta que estão adquirindo produtos com descontos especiais e, consequentemente, não planejam as compras de forma a obter uma maior economia.

“O Meu Desconto é uma evolução na forma do varejo oferecer ofertas e na maneira como os programas de fidelidade relacionam-se com os clientes. Queremos incentivar uma nova forma de fazer compras, valorizando os programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais como guias para uma compra econômica, planejada e cômoda”, explica Jorge Faiçal, Diretor de Marketing do GPA.

Como garantir suas ofertas:

Para ter acesso aos descontos, o cliente deve baixar os aplicativos do Clube Extra e/ou do Pão de Açúcar Mais nas lojas dos smartphones (IOS ou Android). Caso o cliente já seja cadastrado nos programas de fidelidade das bandeiras, basta identificar-se com o CPF, e as ofertas personalizadas disponíveis para ele vão aparecer no aplicativo.

Caso o cliente ainda não seja cadastrado nos programas de fidelidade do Extra e Pão de Açúcar, deve se inscrever gratuitamente pelos próprios aplicativos.

Assim que acessar os aplicativos, o cliente encontrará a opção Meu Desconto. No caso de clientes já cadastrados nos programas, as ofertas estarão divididas entre aquelas personalizadas – baseadas no histórico e hábitos de compra do cliente – e em outras sugeridas pelo aplicativo.

Basta escolher os descontos que mais agradam e clicar nas ofertas, que, automaticamente, será computada quando o cliente for pagar pelas compras no caixa. Os descontos vão ser aceitos em qualquer loja Pão de Açúcar (incluindo o e-commerce e a rede Minuto Pão de Açúcar) ou Extra (hiper ou supermercado, além do Minimercado Extra e e-commerce).

Phil Young’s realiza programa de intercâmbio para Daytona Beach

28 de junho de 2017

Com viagem marcada para julho, a escola de inglês abre o programa para toda a comunidade

 

Todo ano no mês de julho, a Phil Young’s English School promove o Phil USA em Daytona em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University. O programa é aberto para toda a comunidade e oferece uma oportunidade de imersão na língua inglesa no estado da Flórida. Com aulas e atividades extraclasse durante três semanas, o objetivo do programa é proporcionar uma experiência com a cultura americana, assim como o aprimoramento da conversação no novo idioma.

Hospedados em alojamento universitário, que também são utilizados pelos alunos da universidade durante seus cursos, os estudantes vivenciam como é a vida de um estudante em Daytona. “Durante as três semanas de curso, o aluno poderá usufruir das instalações da universidade e terá a experiência da vida universitária em uma das melhores universidades da Flórida em sua área de atuação”, explica Phil Young, fundador da escola.

Para Phil, a experiência do intercâmbio desenvolve competências pessoais, para o aprimoramento do conhecimento. “Para quem estuda inglês é essencial a realização de um intercâmbio ao menos uma vez na vida. O ganho nesta experiência é muito superior e melhora o desempenho do estudante, assim como a visão de mundo”, comenta. Podem participar do Phil USA alunos a partir do nível Intermediário 4. Para aqueles que não são estudantes da escola, é necessário ter conhecimento similar, que é comprovado por teste de nivelamento.

O estudante Pedro Casagrande Brandelli, de 15 anos, mora em Garibaldi (RS) e não é aluno da Phil Young´s, porém possui o inglês avançado. “Escolhi fazer esta viagem para Daytona, pois com certeza será uma grande experiência. Acho muito importante ter uma bagagem fora do país, pois ajudará muito no meu currículo para o futuro”. Para Verônica Lordelo Gulin, de 14 anos, a viagem para Daytona pode expandir seus horizontes. “Acho que é muito importante ter uma experiência internacional e ter contato direto com a língua inglesa, pois ganhamos amadurecimento pessoal e senso de responsabilidade”, afirma a estudante.

Atividades – Durante o período do intercâmbio, além das aulas, os alunos participam de uma série de atividades. Entre elas estão algumas ações realizadas no campus da universidade parceira e também passeios às principais atrações da Florida e Daytona Beach como: Cirque Du Soleil (Orlando), Kennedy Space Center (Cape Canaveral), Daytona Lagoon Waterpark, entre outros. Os esperados parques temáticos também ganham um lugar especial no roteiro da viagem, com visitas aos tradicionais Magic Kingdom, Islands of Adventure e Universal Studios.