Por Aldo Ribeiro – Podcasts aproximam marcas de seu público de interesse
Nos últimos anos, o marketing e a comunicação passaram por uma verdadeira revolução ao serem atropelados pelas inovações tecnológicas. Planejamentos de marketing, campanhas publicitárias, comunicação interna, comunicação institucional, nada ficou imune ao rápido avanço digital. Sem falar nos hábitos das novas gerações. Vivemos uma época disruptiva e quem não se adaptou ficou perdido num passado cada vez mais distante.
Hoje, é quase obrigatório investir em ações de comunicação e marketing que nem existiam há poucos anos. Sempre de olho nos hábitos de consumo e interação do público-alvo das campanhas. Esta é uma variável em constante transformação.
Temos visto a crescente importância de redes sociais e das ferramentas de interação entre marcas e consumidores. Isso vale para comunicação B2C e para B2B. Muitas vezes, o consumidor quer se ligar com as marcas de uma forma mais humana. Se identificar com valores e propósitos. Espera das marcas mais do que uma relação comercial.
Diferentes canais de comunicação
Uma forma eficaz de as empresas garantirem esta ligação com seus consumidores é disponibilizando canais de comunicação que oferecem informações úteis a seu público. O podcast é uma tendência forte. Empresas de vários segmentos estão aderindo a ele. Seu grande apelo é entregar informação em clima de bate-papo. Descontração e informações relevantes garantem simpatia e fidelidade.
Por ser uma ferramenta de comunicação tão atual, o consumo de podcasts vem crescendo em todo o mundo. Podcasts aproximam marcas de seu público. No Brasil, uma pesquisa recente do IAB Brasil em parceria com a Offerwise, revela alguns números interessantes. Segundo o levantamento, em 2021, 76% dos brasileiros ouviram podcast. Um aumento de 36 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Com relação ao perfil dos ouvintes, 36% tem de 35 a 54 anos, 30% de 25 a 34 anos e 24% de 18 a 24 anos. 54% são mulheres, enquanto 60% são da classe C, 35% da B e 5% da A. A frequência com que os brasileiros escutam podcasts também é significativa: 35% escuta podcast 3 vezes por semana ou mais, 20% 2 vezes por semana e 18% 1 vez por semana. 48% dos que acompanham podcasts, aumentariam o tempo dedicado se houvesse mais oferta de conteúdos de seu interesse.
Um ponto a se destacar é que a maioria (53%) ouvem podcast para aprofundar ou conhecer mais assuntos de interesse pessoal. Seguido por obter conhecimento ou saber mais sobre um assunto que conhece pouco (48%) e atualização, consumir notícias, se inteirar sobre o que está acontecendo (40%) – os números somam mais do que 100 porque os entrevistados poderiam optar por mais de um item na resposta. Ou seja, os interessados em podcasts buscam majoritariamente por informação.
Bem interessante destacar também que para 54%, o formato de publicidade mais interessante em um podcast é o anúncio que faz parte do conteúdo. Tudo isso representa uma grande oportunidade para empresas que buscam a tão sonhada conexão com seu público de interesse. Talvez seja hora de sua empresa pensar em um projeto de podcast! Fale conosco!