Por Aldo Ribeiro
No Brasil, as micro e pequenas empresas representam 27% do PIB, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Apesar de ser um país notoriamente pouco amigável para as iniciativas de empreendedorismo, o brasileiro não se assusta com as dificuldades da burocracia e dos entraves de nosso Estado atrasado. Ele arregaça as mangas e vai em busca do sonho do negócio próprio.
Já na largada, os desafios são grandes, começando pelo nosso burocrático processo de abertura de uma empresa. Apesar de alguns avanços pontuais nos últimos anos, o Brasil ainda é um dos países em que é mais complicado abrir um negócio. E a lista de entraves para a manutenção de uma empresa é grande: dificuldade de acesso ao crédito, sistema tributário complexo, incertezas na economia do país, entre outros desafios.
Em meio a tudo isso, muitas empresas de pequeno porte deixam de fazer um investimento que pode representar a diferença em sucesso ou fracasso, crescimento ou estagnação, lucro ou prejuízo: a comunicação.
Existe muito desconhecimento e incertezas quando se pensa em divulgação. É frequente o empresário ter dificuldade em entender a diferença entre marketing, publicidade, assessoria de imprensa e comunicação digital. Pouco ou nada se sabe quanto aos custos envolvidos.
Muitos desconfiam da efetividade destas ações, considerando que não precisam do serviço e estariam “jogando dinheiro fora”. Há, também, uma parcela significativa de pequenos empresários que acreditam que sua empresa não tem porte para investir em comunicação. Que o investimento seria adequado apenas a negócios maiores. Pensamentos que não poderiam estar mais equivocados, já que comunicação é para todos.
Afinal, qual a importância da comunicação?
Numa época de concorrência acirrada, não é possível imaginar que somente uma teia de relacionamentos e o popular “boca a boca” serão suficientes para tornar uma marca ou um negócio conhecidos por seus potenciais clientes. Nem mesmo contando com uma boa equipe de vendedores se pode prescindir do suporte da comunicação.
São justamente os novos e/ou pequenos negócios que mais precisam reservar parte de seus investimentos em ações de comunicação, visto que é a forma mais eficiente de conquistar clientes e mercados. Não basta fazer um produto bem feito ou entregar um serviço de qualidade. É preciso que os potenciais consumidores saibam disso.
É um bom investimento procurar entender melhor as opções que podem ser adotados para cada porte de empresa e a importância da comunicação para todas as ações, ou seja, entender as diferenças entre assessoria de imprensa, publicidade e marketing digital. A Literal Link tem sido parceira de empresas de todos os portes no desafio de criar uma boa comunicação com seus públicos.
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