Por Aldo Ribeiro – Como funciona o trabalho de uma agência de comunicação
No último texto, falei sobre como uma empresa pode iniciar seu investimento em marketing optando por uma agência. Agora, vamos entender um pouco como funciona o trabalho de uma agência de comunicação e como o cliente pode utilizar os serviços dela em prol da empresa em que gerencia.
Um bom primeiro passo é iniciar com um pacote de assessoria de imprensa. Com um custo bem mais baixo do que uma campanha publicitária em canais tradicionais – como emissoras de TV, rádio, jornais e revistas – a assessoria atinge os mesmos veículos. E com uma vantagem extra: por se tratar de mídia espontânea, ou seja, as informações sobre a marca serão veiculadas em espaços editoriais, a credibilidade junto ao público consumidor tende a ser muito maior.
Ao iniciar o trabalho de assessoria de imprensa, a agência deverá fazer uma imersão no cliente para conhecer a empresa, seus produtos e objetivos. Dado isso, elabora um planejamento que definirá as metas da divulgação, público-alvo e veículos (jornais, revistas, mídia eletrônica e online). Esta etapa é como desenhar um mapa para construir um relacionamento com jornalistas, focando na divulgação das informações da marca assessorada. Isso é feito por meio de distribuição de press releases, sugestões de pauta, notas e fotos. A agência poderá também convidar jornalistas para eventos ou para encontros informais com o cliente.
O que vem depois da assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa vai abrir o caminho para o conhecimento da marca, fazendo com que um grande número de pessoas tenha contato com ela. Como complemento do trabalho, a agência pode incluir o relacionamento com influenciadores digitais. Com a realidade das novas mídias, estes profissionais têm conquistado um espaço cada vez maior junto ao público consumidor, com canais no Instagram, no YouTube, no Facebook e em blogs. Dependendo do produto a ser divulgado, os influenciadores podem representar o principal canal de divulgação. Para trabalhar com eles, a assessoria vai mapear as principais referências do mercado do cliente e promover ações, como o envio de produtos, e organizar eventos para estes influenciadores.
Outro serviço fundamental para uma boa estratégia de comunicação é o conteúdo para redes sociais. LinkedIn, Facebook e Instagram são importantes tanto para a divulgação quanto como instrumento de vendas. As agências de comunicação oferecem pacotes com conteúdo (texto e design) para redes sociais, incluindo SAC 2.0 e monitoramento.
Estas são apenas algumas ações que podem ser facilmente implementadas por uma boa assessoria de comunicação, garantindo um ótimo custo-benefício para o cliente.
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